quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Malice Mizer - Era Tetsu

Hoje vou para falar um pouco sobre uma das fases menos conhecidas do Malice Mizer, a chamada Era Tetsu, sendo este o período inicial da banda que durou de 1992 até 1994.



 A primeira formação foi composta por Mana e Közi nas guitarras, Yu~ki no baixo, Gaz na bateria (mas logo foi substituído pelo Kami) e pelo Tetsu no vocal. Lançaram as demos SADNESS/SPEED OF DESPERATE, Sans Logique, The 1th anniversary e Sadness, todas em fita K7, e o álbum Memoire (primeiro disco oficialmente). Ainda sobre as demos, reza a lenda que a primeira delas, SADNESS/SPEED... é instrumental porque acabou o dinheiro antes de gravarem os vocais.  



 A banda tentava passar uma atmosfera barroca, mas não contava ainda com as superproduções pela qual ficou conhecida posteriormente. Os figurinos eram visivelmente caseiros e nem havia cenários nos shows. O estilo de vocal do Tetsu, provavelmente vindo do punk e dessituado da proposta que a banda assumiu um pouco depois, é pouco aceito pelos fãs do Malice Mizer até os dias atuais.



 Tetsu saiu do Malice Mizer em 1994, mas ainda deixou duas canções, Ma Cherie e Shi no Butou, que vieram a ser gravadas pelo vocalista que assumiu o seu lugar no ano seguinte, o Gackt. 

 Como não existem pv's dessa fase, selecionei alguns videos que encontrei no youtube, a qualidade não é tão boa porque foram gravados em VHS e depois convertidos para digital.


Malice Mizer - Baroque

Malice Mizer - Sadness ~I know the reason for her sadness~

Malice Mizer -  Seraph

Malice Mizer - Ma Cherie



 Atualmente Tetsu é o vocalista das bandas ZIGZO e nil.


Sou um pouco suspeita para falar dessa fase do MM, pois por muito tempo o Tetsu foi meu vocalista favorito. Esta é a época mais visceral e pura da banda, sem muito refinamento. A veia punk do Mana-Sama ainda estava muito a mostra e o vocal do Tetsu casava muito bem com isso, é claro que com o tempo o Malice Mizer foi melhorando em todos os sentidos; contudo mesmo assim o estilo gritado do Tetsu junto com a musica com ares de erudita passava uma sensação de desespero que em nenhum outro momento se conseguiu reproduzir (nem no MM e nem nas suas careiras solos).

 Antes de terminar gostaria de agradecer a todos que visitam este blog. Ele está no ar há pouco mais de quatro meses e  fico feliz de saber que ainda tem bastante fãs de Malice Mizer soltos por aí. Obrigada mesmo e voltem sempre.


E o post de hoje tem bonus track!  

Malice Mizer - Kioku to Sora (Klaha version)

Até a próxima!